
Quarenta anos após a despedida da primeira geração Mazda RX-7, o modelo ainda mantém seu charme e raridade no mercado de colecionadores.
Um exemplo disso é uma unidade absolutamente impressionante do cupê esportivo japonês que acabou de surgir: um RX-7 de 1982 com apenas 2.522 quilômetros de condução, tudo isso é mais de quatro décadas.
Esta cópia, conhecida entre entusiastas como o RX-7 FB (referindo-se à versão pós-fábrica da primeira geração vendida entre 1978 e 1985), é ainda mais especial porque é a versão GSL, a mais completa da linha naquele ano.
O pacote incluía quatro freios a disco de roda diferencial deslizante limitado, janelas elétricas, sistema de som com amplificador e dolby, rodas de liga leve e teto solar de aço.

Este RX-7 saiu de um quilômetro zero de uma concessionária de Dayton, Ohio, pintada na cor Made Silver Metal e com opções como ar condicionado (US $ 610), interior de couro vermelho (US $ 650) e caixa de câmbio automática de três velocidades (US $ 355).
O valor final da nota foi de US $ 13.940, que corrigidos pela inflação, equivaleria a cerca de US $ 46.200 hoje.
Sob o capô, não há grandes surpresas: o motor rotativo 12A, alimentado por um carburador, entregou modestos 100 hp e 14,4 kgfm de torque.
Apesar do desempenho limitado, especialmente com a transmissão automática-que levantou o tempo de 0 a 100 km/h para cerca de 9,7 segundos-o RX-7 ainda era mais rápido que o Porsche rival 924 nos EUA.

A cereja no topo do bolo é o fato de o carro ter sido mantido em um estado digno de museu.
O atual proprietário viajou apenas 805 quilômetros desde que ele o comprou e ainda fez pequenos toques na pintura dos pára -choques.
O resultado é um RX-7 que parece ter acabado de deixar a concessionária, pronta para brilhar em qualquer evento do estilo Radwood-com o ar-condicionado congelando e inveja aonde quer que vá.

Com apenas 1.567 milhas no odômetro, este RX-7 é provavelmente o exemplo mais preservado de geração FB em circulação.
A julgar pelo entusiasmo nos comentários e dezenas de fotos na lista do site de trailer de trazer um trailer Este Mazda é mais do que um carro antigo: é uma cápsula do tempo do motor giratória.

